Acomodação

Escolher o lugar ideal para morar durante seu intercâmbio depende do tempo de estadia no país e do dinheiro que se pode investir. Existem acomodações em casas de família, no próprio colégio e universidade, assim como há  também os albergues, casas e flats estudantis. A opção mais procurada para quem gosta de socializar e fazer novas amizades são, sem sombra de dúvida, as residências estudantis, que normalmente abrigam pessoas de diversos lugares do mundo e têm mais estrutura para o estudante. Confira as nossas dicas e um resumo de cada opção:

Flats compartilhados

É uma das opções mais procuradas entre os intercambistas e, em geral, possuem quantidades variadas de quarto, além de sala, cozinha e banheiros, que são de uso comum dos moradores da casa.

Vantagens:
Independência total para você e seus companheiros de casa, além de custo menor, já que todas as contas são divididas. Ainda há a possibilidade de se viver com estrangeiros, o que obriga o diálogo na língua que você está aprendendo, ou em inglês, aprimorando os conhecimentos das duas línguas.

Desvantagens:
É importante saber que nem sempre seus companheiros de aluguel serão estudantes também e morar em um flat significa dividir tudo, inclusive decisões.

Residência Estudantil

É também uma das opções mais populares entre os intercambistas e você mora num prédio onde só há estudantes e com estrutura muito boa. Há opções de quartos individuais, de casal ou duplo para pessoas que não necessariamente vieram estudar juntas. Contam com banheiro compartilhado, mas há opções de quartos com banheiro individual. Outra característica marcante são as cozinhas em comum, lounge comum para encontro entre os estudantes moradores e, muitas vezes, até serviços de lavanderia.

Vantagens:
Estrutura completa para o estudante, com boa localização e estudantes de todas as partes do mundo. Você só estará em contato com pessoas que estão na cidade para estudo.

Desvantagens:
É uma opção mais custosa.

Casas de família

As casas de família são opções bastante frequentes entre intercambistas e existem muitas famílias no destino que você escolheu para fazer um intercâmbio que recebem estudantes de todas as partes do mundo, o hospedam e oferecem muitas vezes todas as refeições do dia. O estudante terá seu quarto, banheiro e poderá utilizar cozinha para suas próprias refeições, caso opte por não incluir as refeições no pacote.

Vantagens:
Um verdadeiro mergulho na cultura local, já que dá para interagir com uma família local e observar e viver todos os seus costumes e praticar a língua que você escolheu de estudo.

Desvantagens:
Cada família define uma regra na casa e é preciso segui-las, e isso pode incomodar alguns estudantes, que buscam mais liberdade na experiência de intercâmbio.

Studios

Normalmente são dispostos de quarto e sala com cozinha acoplada, com banheiro particular e é basicamente um flat particular. Apesar do espaço não ser dos maiores, é como se você morasse sozinho num apartamento.

Vantagens:
Um espaço próprio, com muito mais liberdade e também conforto, já que oferece uma estrutura só para você. É uma boa para se concentrar melhor nos estudos, fazer sua própria comida e não ter preocupação, poder receber quem você quiser à vontade, hospedar pessoas etc.

Desvantagens:
Os studios não costumam ser grandes e você também possui menos contato com outras pessoas. É como se você vivesse num hotel ou apartamento alugado só para você, tendo mais uma experiência de turista do que de intercambista.

Colégios e Universidades

Normalmente, os colégios abrigam vários estudantes e existem opções de quartos duplo e de solteiro.

Vantagens:
Oportunidade de trocar ideias com outros estudantes de diversas nacionalidades.

Desvantagens:
Você tem de se mudar nas férias escolares (mas a escola pode te ajudar a encontrar outro lugar pra morar). Nesse tipo de acomodação, as chances de socialização são menores.

Albergue

Geralmente, pode-se optar por quartos de solteiro, casal ou compartilhado com outras pessoas. A grande maioria possui cozinhas que podem ser utilizadas.

Vantagens:
Pessoas do mundo inteiro, especialmente jovens, passam por albergues semanalmente para diferentes propósitos, o que é uma ótima oportunidade para conhecer outras culturas e aperfeiçoar o idioma que você está aprendendo.

Desvantagens:
Se optar por um quarto compartilhado, poderá não ser confortável e você não terá privacidade e tanta segurança com seus pertences. Além disso, exatamente pela alta rotatividade, pessoas vêm e vão o tempo inteiro.

Hotéis

São opções cômodas, onde você contará com serviço personalizado da equipe do hotel, quartos individuais, com banheiro próprio e que, geralmente, são bem localizados.

Vantagens:
Conforto e independência.

Desvantagens:
É a opção mais cara e você interage muito pouco com outras pessoas. Você acaba vivendo mais como um turista do que como um intercambista.