• No Brasil, ligue: +55 11 3280 0906
  • No Reino Unido, ligue: +44 20 7636 8500
  • WhatsApp: +44 78 9176 4830
Lugares que Amamos

Halloween teve origem no Reino Unido

Está chegando o Halloween. Muitos não sabem, mas a festa tem suas raízes não na cultura americana, mas sim no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows’ Eve”. “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Segundo pesquisadores, o Halloween teve origem num antigo festival celta: o Samhain (que significa “fim do verão”), realizado na região da Irlanda.

O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. A ideia era fazer uma homenagem ao “Rei dos mortos”. Entre as principais características do festival, estavam as fogueiras e a celebração da comida, já que ele era realizado após a época de colheita.

Mas, a comemoração e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região do país. No País de Gales, por exemplo, era celebrado o “Calan Gaeaf”, que tinha várias semelhanças com a festa irlandesa.

No século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio – a data do festival romano dos mortos – para 1º de novembro, a data do Samhain. A nova data fez com que a celebração cristã e da igreja e a pagã do Samhain fossem misturadas.

O Dia das Bruxas como conhecemos hoje teve origem entre 1500 e 1800. A comida era  um dos pontos principais do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Uma das atividades mais comuns, era a das crianças que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições, incluindo o Halloween. Foi nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna de “doces ou travessuras”.

Hoje, o Halloween é uma das grandes festas tanto dos Estados Unidos, quanto no Reino Unido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X

Pin It on Pinterest

X
Translate »